O rato do telhado é o menor dos dois ratos comensais, já que o rato de esgoto (ratazana) é maior em tamanho. Os ratos do telhado também são chamados de ratos pretos ou ratos de navio. O rato de telhado recebe o nome de sua tendência a encontrar abrigo nas partes superiores dos edifícios. Uma vez lá dentro, os ratos de telhado não apenas danificam os materiais ao roê-los, mas também contaminam os alimentos armazenados e servem como vetores de doenças perigosas.
Acredita-se que os ratos do telhado sejam de origem do Sudeste Asiático, mas agora são encontrados em todo o mundo, especialmente nas regiões tropicais. Ratos de telhado são comuns em estados costeiros e portos marítimos.
Ratos de telhado vivem em colônias e preferem nidificar nas partes superiores dos edifícios. Eles também podem ser encontrados sob, dentro e ao redor de estruturas. Ratos de telhado vivem apenas um ano, mas têm a capacidade de produzir até 40 novos filhotes durante sua vida.
Os ratos do telhado são roedores longos e finos que têm olhos e orelhas grandes, nariz pontudo e cauda escamosa. Ratos de telhado têm pêlo macio e liso que é tipicamente marrom com manchas misturadas de preto. Suas partes inferiores são geralmente brancas, cinza ou pretas.
Existem muitos indicadores-chave de uma infestação de ratos de telhado em casa. Em primeiro lugar, ver um roedor real, morto ou vivo, é um sinal revelador de um potencial problema de rato de telhado. Outro sinal comum de uma infestação de ratos de telhado é a presença de excrementos pela casa. Excrementos frescos de ratos de telhado são macios e úmidos, enquanto excrementos velhos são duros e secos. Os excrementos geralmente medem cerca de ½” (12-13 mm) e têm extremidades pontiagudas. Excrementos de ratos de esgoto ou ratazana são maiores – medindo cerca de ¾” (18-20 mm) com extremidades rombas. A descoberta de marcas de roer, mercadorias danificadas, ninhos ou marcas de fricção gordurosa também indica atividade de ratos do telhado. Outros sinais comuns de uma infestação são ruídos no sótão ou nas paredes da casa e fios elétricos danificados.
Para evitar uma infestação de ratos do telhado, sele quaisquer buracos ou rachaduras maiores que um quarto com calafetagem de silicone e certifique-se de que todas as janelas e aberturas sejam teladas. Mantenha árvores e arbustos aparados longe do prédio e corte os galhos que pendem do telhado. Ratos de telhado são atraídos por qualquer fonte de alimento acessível, então limpe as frutas que podem cair das árvores no quintal e mantenha o lixo em recipientes bem tampados. Certifique-se também de armazenar alimentos para animais de estimação e outros alimentos secos em recipientes selados. Além disso, elimine quaisquer fontes externas de água, como aspersores com vazamento, pratos de água para animais de estimação e banhos de pássaros.
Se você suspeitar de uma infestação de ratos de telhado em sua casa, entre em contato com um profissional RatoMax de controle de pragas para realizar uma inspeção e trabalhar com você para desenvolver um plano de tratamento de ratos de telhado.